Normatividade algorítmica e o consumo midiático no YouTube por jovens universitários
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.231.07Resumo
As ações algorítmicas presentes em plataformas de tecnologia, como o YouTube, são processadas dentro de caixas pretas inacessíveis aos usuários. Mas isso não impede que elas sejam pesquisadas. Este estudo investiga a percepção da influência do algoritmo no consumo midiático de jovens do primeiro ano universitário no YouTube, para compreender implicações normativas referentes ao uso da plataforma. A base teórico metodológica são os três dos cinco tipos de normatividade apontados por Lee e Larsen (2019): o que se preocupa com a prática social a partir das proposições algorítmicas; o que investiga a relação entre a opacidade do algoritmo e o usuário; e o que observa os efeitos normativos inerentes às lógicas algorítmicas. As discussões e resultados preliminares demonstram que os jovens se consideram conhecedores de como as decisões algorítmicas são processadas, mas o grau de influência destes processos na vida deles ainda é bastante difuso.
Palavras-chave: Normatividade. Algoritmo. Consumo midiático.
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