Vozes & audiovisual: a crise do coronavírus e a cobertura do The Intercept Brasil no Instagram

Autores

  • Ana Cláudia Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cristiane Lindemann Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
  • Gabriela Gruszynski Sanseverino Universidade de Toulouse III - Paul Sabatier.

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2021.231.11

Resumo

O estudo toma como objeto empírico a cobertura do The Intercept Brasil (TIB) sobre o Coronavírus publicada como stories no Instagram com o objetivo de compreender como diferentes vozes são incorporadas nos conteúdos audiovisuais produzidos. O corpus foi composto por nove destaques presentes em seu perfil, totalizando 260 stories. Com base na pesquisa bibliográfica foram estabelecidos os parâmetros de análise e a pesquisa documental orientou a contextualização do objeto empírico, em abordagem qualitativa. Observou-se que as narrativas promovem a confiança e credibilidade no que é narrado a partir do olhar de testemunha que a câmera subjetiva aciona, levando o público a percorrer ambientes, observar locais e pessoas, interagir com sujeitos, constituindo registros de referencialidade reforçados pelo som direto. Os recursos de edição com a inserção de elementos textuais garantem o entendimento do que se passa sem o áudio ativado. A valorização de diferentes contribuições está alinhada com a proposta editorial do veículo e revela características como horizontalidade, participação e engajamento dos usuários. Os stories são utilizados para contar histórias, não servindo apenas como um modo de redirecionamento para seu site. A cobertura dá visibilidade a realidades que não costumam ganhar espaço em modelos de negócios tradicionais e foi impulsionada para o/no Instagram pelo cenário de pandemia e isolamento social.

Palavras-chave: Audiovisual. The Intercept Brasil. Conteúdo gerado pelo usuário. Instagram. Coronavírus.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Comunicação. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura & Design (LEAD), registrado no CNPq.

Cristiane Lindemann, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Docente no Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Universidade de Santa Cruz dul Sul (Unisc), pesquisadora no Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD), grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), registrado no CNPq. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS (2014) e mestre no mesmo programa (2008).

Gabriela Gruszynski Sanseverino, Universidade de Toulouse III - Paul Sabatier.

Pesquisadora de Estágio Inicial Marie Sk?odowska-Curie ITN no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Paul Sabatier Toulouse III (This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under the Marie Sk?odowska-Curie grant agreement No. 765140).

 

Downloads

Publicado

2021-04-26

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres