Lutas por representação nas ocupações das escolas de São Paulo: embates em filmes documentários
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.231.09Resumo
O artigo propõe refletir sobre a representação da luta estudantil a partir da análise de conteúdo de três documentários brasileiros: Espero tua (re)volta (2019), Escolas em luta (2017) e Lute como uma menina (2016). As obras retratam as experiências de secundaristas nas ocupações das escolas de São Paulo, em 2015, um dos acontecimentos políticos mais pungentes da nossa história recente. Ao destacar aspectos formais e de conteúdo dos filmes analisados, este trabalho evidencia articulações estabelecidas entre o campo da comunicação e da educação nesse contexto. Apresenta, ainda, implicações políticas de esforços representativos no embate por horizontes pedagógicos mais democráticos e populares.
Palavras-chave: Documentário. Comunicação e educação. Ocupação das escolas de São Paulo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.