Lutas por representação nas ocupações das escolas de São Paulo: embates em filmes documentários

Autores

  • Ercio Sena PUC Minas
  • Juliana Gusman Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/fem.2021.231.09

Resumo

O artigo propõe refletir sobre a representação da luta estudantil a partir da análise de conteúdo de três documentários brasileiros: Espero tua (re)volta (2019), Escolas em luta (2017) e Lute como uma menina (2016). As obras retratam as experiências de secundaristas nas ocupações das escolas de São Paulo, em 2015, um dos acontecimentos políticos mais pungentes da nossa história recente. Ao destacar aspectos formais e de conteúdo dos filmes analisados, este trabalho evidencia articulações estabelecidas entre o campo da comunicação e da educação nesse contexto. Apresenta, ainda, implicações políticas de esforços representativos no embate por horizontes pedagógicos mais democráticos e populares.

Palavras-chave: Documentário. Comunicação e educação. Ocupação das escolas de São Paulo.

Biografia do Autor

Ercio Sena, PUC Minas

Professor do Programa de Pós-Graduação em COmunicação Social e dos cursos de Jornalismo e Cinema e Audiovisual da PUC Minas. Doutor em Letras pela PUC Minas e Mestre em Comunicação pela UFMG.

Juliana Gusman, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Meios e Processos Audivisuais da Escola de COmunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Mestre em COmunicação Social pea PUC Minas e Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2021-04-26

Edição

Seção

Artigos de Temáticas Livres