Televisão e plataformas: um estudo de caso sobre dataficação nos serviços SVoD Netflix e Amazon Prime Video
DOI:
https://doi.org/10.4013/fem.2021.231.06Resumo
Nos últimos anos, é notável a proliferação de empresas de televisão distribuídas via internet, especialmente as orientadas pelo modelo de assinatura (SVoD). No campo acadêmico, diversas incursões já foram feitas para abordar esses serviços dentro do contexto televisivo. Contudo, ainda há uma lacuna no que tange o enquadramento enquanto plataformas, regida por lógicas semelhantes a outras empresas de tecnologia, como Facebook e Google. Dessa forma, este artigo tem como objetivo traçar um panorama teórico combinando os estudos de televisão com as discussões atuais sobre os processos de dataficação e plataformatização da internet. Para tanto, é feita uma análise preliminar em três plataformas SVoD: Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay, observando como cada uma delas se comporta quanto aos aspectos de estrutura da plataforma, personalização algorítmica e tratamento de dados sobre a audiência. Argumenta-se que, tendo em vista a acentuada intersecção de modelos televisivos com o meio digital na atualidade, não se pode mais encarar termos como catálogo e audiência sem levar em consideração elementos como a interface do sistema, os algoritmos de personalização e a maneira como os dados são trabalhados.
Palavras-chave: Dataficação. Estudos de televisão. Plataformização. Vídeo Sob Demanda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos acima explicitadas.