Sobre a noção de dialética na teoria dos corpos linguísticos
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2021.221.13Resumo
Este artigo aborda a noção de dialética na teoria dos corpos linguísticos. Em primeiro lugar, apresenta-o como um conceito de três aspectos, a saber, o aspecto ontológico, o aspecto metodológico e o modelo dialético. Posteriormente, discute o aspecto ontológico e o modelo dialético e, a partir das noções enativistas linguísticas de concretude e abstração, sugere que o conceito de dialética pode ser concebido como um conceito duplo: metodológico e epistemológico. Essa sugestão pretende evitar o paradoxo a que somos levados pelo reconhecimento de três afirmações ontológicas enativistas e suposições da abordagem metodológica.
Palavras-chave: Dialética, Enativismo, Linguagem, Epistemologia, Ontologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.