Revisitando o problema das condições de satisfação e a indispensabilidade do i-desire
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2020.213.02Resumo
Gregory Currie defendeu a indispensabilidade dos i-desejos – um tipo de contraponto imaginativo dos desejos – ao distinguir entre as condições de satisfação dos estados semelhantes ao desejo envolvidos em nossas reações emocionais às tragédias e entre as mesmas com relação a desejos autênticos. No entanto, Fiora Salis mostrou recentemente que o mesmo tipo de distinção também pode ser encontrado em casos não ficcionais e propôs uma solução para a questão das condições de satisfação que dispensam i-desejos. Neste artigo, contesto a posição de Salis e argumento a favor da indispensabilidade dos i-desejos. Para que esse objetivo seja alcançado, argumento primeiramente que a distinção entre as condições de satisfação dos i-desejos e as dos desejos em si pode receber uma explicação diferente e que, nesse caso, o mesmo tipo de distinção não pode surgir em casos não ficcionais; Em segundo lugar, argumento que não podemos dar sentido ao conflito entre nossos estados semelhantes ao desejo desencadeados por ficções e nossos desejos de fundo e, portanto, os i-desejos deveriam ser apresentados para evitar esse conflito.
Palavras-chave: I-desejos, imaginações de desejo, tragédia, desejos imaginativos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.