Entre ética e dialética: defronte a Platão e Gadamer
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2020.212.03Resumo
A partir da tese de Habilitação de Gadamer, “Ética dialética de Platão. Interpretações fenomenológicas do Filebo” (1928), este artigo busca destacar as linhas fundamentais da imagem de Platão, esboçada naquela primeira publicação filosófica do autor (1931). O confronto com os temas da ética e da dialética, no estado atual dos estudos platônicos, indica que na imagem de Platão desenhada no confronto precoce com o Filebo, claramente influenciado pela noção fenomenológica do Dasein, já despontaram os traços fundamentais da que virá a ser a hermenêutica filosófica de Gadamer, plenamente emancipada da tutela heideggeriana.
Palavras-chave: Platão, Gadamer, ética, dialética, fenomenologia, hermenêutica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.