Uma análise filosófica sobre a função tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2020.211.10Resumo
O texto tem como propósito analisar filosoficamente alguns dos principais problemas relacionados à função tecnológica. Para atingirmos tal propósito, tratamos de, primeiramente, caracterizar os objetos técnicos a partir de sua natureza dual, isto é, de seus aspectos estruturais e funcionais. Em seguida, no segundo momento, reconstruímos as principais dificuldades enfrentadas pelos estudiosos que tentam compreender a função tecnológica estabelecendo uma comparação com a função biológica. Entre as principais dificuldades encontradas está o problema da demarcação entre a função técnica e a função tecnológica, pois há argumentos em prol de uma demarcação rígida, mas também posições que propõem um critério demarcatório mais tênue ou até mesmo posturas que defendem a impossibilidade de tal separação. Além do problema da demarcação, há outras questões em aberto, como é o caso do problema da intencionalidade, do mau funcionamento e da própria função. Em síntese, o texto direciona o olhar filosófico ao problema da função dos artefatos, dos dispositivos e dos sistemas técnicos.
Palavras-chave: função, tecnologia, biologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.