Ética e técnica: esboço de uma crítica heideggeriana à ética jonasiana
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2020.211.09Resumo
Ainda que reconhecendo o mérito da proposta de Hans Jonas em postular uma ética no contexto atual, o presente artigo elabora um esboço crítico da sua teoria da ação com base na leitura heideggeriana sobre a relação entre ética e técnica. De modo mais específico, a problemática de que trata este estudo pode ser assim formulada: nascida da crítica ao modelo de civilização tecnológica, a proposta de ética de Hans Jonas é capaz de suplantar e superar os desafios da teoria da ação do tempo presente? Ou se trata de uma ética que representa apenas o outro lado da mesma moeda do mundo tecnificado, cujo agir moral impele tudo ao cálculo e à planificação e, portanto, seria mais um indício do homem da técnica tal como já antecipava a suspeita de Heidegger?
Palavras-chave: Jonas, Heidegger, ética, técnica, ontologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.