Sobre o significado do “sentido da vida”
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2019.202.04Resumo
No tocante a uma questão notoriamente pouco clara como “Qual é o sentido da vida?”, esclarecer a questão e seu marco conceitual é um passo necessário antes de tentar respondê-la. A análise do conceito “o sentido da vida” implica uma tarefa dupla: tanto “o sentido” quanto “vida” precisam ser examinados. Neste artigo, enfoco primordialmente o termo “o sentido”. Sustento que, embora haja muita divergência e confusão na literatura sobre o significado de “o sentido” quando este termo é aplicado à vida, há uma interpretação mais plausível dessa noção. No fim, embora não respondendo a questão do sentido da vida, apresento uma proposta de como poderia ser uma resposta correta a essa questão, com base em minha análise da função original de “o sentido”.
Palavras-chave: o sentido da vida, significatividade, sentido na vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.