Que tipo de determinação é compatível com que tipo de liberdade? – Uma resposta a Marcelo Fischborn

Autores

  • Gilberto Gomes UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2019.202.01

Resumo

Embora concordando com a afirmação de Fischborn (2018) de que, segundo uma definição tradicional do compatibilismo, minha posição deveria ser classificada como a de um incompatibilista libertista, defendo aqui uma concepção diferente do compatibilismo, envolven- do, por um lado, a determinação causal local e probabilística das decisões (em lugar de um determinismo estrito universal) e, por outro, a vontade livre concebida como instanciada em decisões geradas por um processo decisório efetuado pelo cérebro, que considera conscientemente diferentes alternativas e poderia, em princípio, ter sido diferente do que foi, implicando que o agente poderia, em condições normais, ter agido diferentemente, nas mesmas circunstâncias. Após discutir diferentes perspectivas sobre a determinação causal (incluindo o determinismo) e sobre a vontade livre, faço uma revisão de algumas passagens de meus trabalhos anteriores, citadas por Fischborn. Concluo que o que é crucial na questão do (in)compatibilismo é a (in)compatibilidade entre a liberdade das decisões e a determinação causal natural das ações humanas. De acordo com essa visão mais flexível e, sustento, mais pertinente do compatibilismo, mantenho minha classificação anterior de minha posição sobre o assunto como compatibilista.

Palavras-chave: livre-arbítrio, vontade livre, compatibilismo, determinismo, responsabilidade moral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Gomes, UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutor (Université Paris VII, 1998). Pós-doutorado sênior (IFCS-UFRJ, 2010-2011). Trabalhos publicados nos periódicos Analysis, Autralasian Journal of Philosophy, Philosophical Psychology, Consciousness and Cognition, Journal of Consciousness Studies, entre outros. Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Cognição e Linguagem.

Downloads

Publicado

2019-09-13

Como Citar

GOMES, G. Que tipo de determinação é compatível com que tipo de liberdade? – Uma resposta a Marcelo Fischborn. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 20, n. 2, p. 113–127, 2019. DOI: 10.4013/fsu.2019.202.01. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/fsu.2019.202.01. Acesso em: 23 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos