Viagem mental no tempo: rumo a uma explicação computacional
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2018.191.08Resumo
Este artigo almeja destacar semelhanças entre as rotinas computacionais de viajar mentalmente no tempo presente e as rotinas de viajar mentalmente em outros tempos. As duas primeiras seções, nas quais apresento uma visão eternalista do mundo e também a posição segundo a qual a arquitetura da mente humana é massivamente modular, preparam o terreno. Em seguida, esclareço a ideia de que nós viajamos mentalmente no presente. Essa explicação recorre a um mecanismo cognitivo que propus em outro trabalho. Por fim, proponho que uma rotina computacional semelhante ocorre quando viajamos outros tempos, sejam eles anteriores ou posteriores ao presente.
Palavras-chave: eternalismo, modularidade, memória episódica, quadridimensionalismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.