Sobre os fundamentos filosóficos da memória episódica como consciência de eventos passados
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2018.191.07Resumo
Viagem mental no tempo é um novo conceito em filosofia. Ele foi inaugurado pelo psicólogo experimental e neurocientista cognitivo Endel Tulving nos anos 1980 e refere-se à habilidade de estarmos conscientes de eventos subjetivos passados e futuros. A concepção de Tulving de memória e consciência oferece uma importante distinção conceitual baseada em dados observados empiricamente. Neste texto eu discuto (1) seu conceito de memória episódica como consciência, baseada na distinção de Peter Hacker entre sensação e percepção, e sua concepção de memória, e (2) se memória pode ser concebida como percepção subjetiva do próprio corpo, que, consequentemente, desafia a concepção de memória como informação armazenada no cérebro e a ideia de que nós poderíamos de algum modo perceber nossas memórias. A principal dificuldade é: se consciência é um estado que envolve percepção verídica de estados ou eventos internos presentes, como podemos conceber consciência de eventos passados e futuros? Essa discussão tem o objetivo de contribuir para a concepção de Tulving de viagem mental no tempo esclarecendo os fundamentos conceituais a partir dos quais podemos entender memória.
Palavras-chave: memória, memória episódica, consciência, experiências privadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.