“Das Eine, was der Philosophie Not ist”: o argumento de Reinhold sobre o princípio absoluto da filosofia
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2017.182.02Resumo
O presente artigo propõe-se analisar o contributo de Reinhold para uma das mais relevantes questões do período do Idealismo Alemão, a saber, a possibilidade de um princípio absoluto de toda a filosofia, enquanto tarefa deixada em aberto pela empresa crítica de Kant. O principal objectivo é avaliar até que ponto Reinhold é o primeiro a propor este problema filosófico enquanto uma questão de linguagem, e, ao fazê-lo, propor também a possibilidade de uma linguagem filosófica absolutamente apodíctica, tal como ela seria posteriormente reatada por Fichte e outros autores.
Palavras-chave: Reinhold, linguagem, filosofia, princípio, consciência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.