Newton, Malebranche e a proporção invertida de Voltaire
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2017.181.03Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar a ideia de Deus presente nos textos do período de Cirey de Voltaire e compará-los com um conjunto específico de textos de seu período de velhice, a fim de notar as nuances e modificações a respeito deste conceito central da metafísica do autor. Neste percurso, poderemos notar como a filosofia de Newton será suplantada pela de Malebranche como fonte principal de Voltaire e veremos também quais as consequências que esta mudança acarretará na teoria metafísica de Voltaire.
Palavras-chave: Deus, metafísica, iluminismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.