Auto-organização e autonomia: emergência de graus de liberdade em sistemas dinâmicos
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2016.172.05Resumo
Abordada do ponto de vista dos processos básicos que constituem a auto-organização dos sistemas vivos, autonomia significa geração de identidade e unidade mínima de um sistema, como consequência da autoprodução de componentes internos e processos de um organismo, auto-regulação de suas variáveis internas e auto-sustentação de seus recursos internos. No entanto, um sistema vivo é também um sistema dinâmico, o que significa que o surgimento da identidade e a unidade do sistema é inseparável da geração de seus graus de liberdade. Estes graus de liberdade têm diferentes níveis de complexidade, dados pelos padrões multidimensionais que os instanciam, oferecendo várias alternativas para responder à perturbação ambiental. Do ponto de vista da multidimensionalidade dos graus de liberdade de um sistema vivo, que depende do grau de auto-organização e complexidade do organismo, pode-se distinguir três tipos de autonomia: autonomia mínima ou básica, autonomia sensório-motora e autonomia forte. Dito isto, a autonomia depende das capacidades operado organismo de aceder a alguns graus de liberdade de maior complexidade, de aumentar os seus graus de liberdade através do seu acoplamento com o ambiente, como resultado das suas capacidades corporais, e de controlar e monitorizar conscientemente seus graus de liberdade, como resultado de suas habilidades cognitivas de ordem superior.
Palavras-chave: auto-organização, autonomia, graus de liberdade, sistema dinâmico, sistema autopoiético.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.