A importância e o significado do princípio da publicidade para a representação político-democrática: reflexões a partir de Kant e Condorcet

Autores

  • Cristina Foroni Consani PÓS-DOUTORANDA PNPD/CAPES NA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Joel Thiago Klein PROFESSOR ADJUNTO DO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.4013/fsu.2014.153.07

Resumo

O presente artigo coloca em questão o voto parlamentar secreto a partir de uma análise abrangente sobre a representação política na democracia. Os argumentos desse texto são construídos a partir das teorias políticas de Kant e Condorcet e sustentam a importância do uso do princípio da publicidade como critério moral e político de legitimação de um governo representativo e democrático.

Palavras-chave: voto secreto, publicidade, representação, democracia.

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Publicado

2015-02-17

Como Citar

CONSANI, C. F.; KLEIN, J. T. A importância e o significado do princípio da publicidade para a representação político-democrática: reflexões a partir de Kant e Condorcet. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 15, n. 3, p. 249–262, 2015. DOI: 10.4013/fsu.2014.153.07. Disponível em: https://www.revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/fsu.2014.153.07. Acesso em: 23 maio. 2025.