Resolução de conflitos normativos e paraconsistência na Summa aurea de Guilherme de Auxerre
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2013.142.05Resumo
Na Summa aurea, o conceito de perplexidade moral (perplexitas) é devidamente esclarecido mediante a avaliação de diversas situações de conflito normativo. Para lidar com alguns deles, Guilherme de Auxerre propõe uma estratégia de resolução basicamente caracterizada pela adoção do princípio do mal menor como um critério que orientaria a escolha da solução mais adequada para cada confl ito. Tal abordagem, porém, é particularmente notável na medida em que adota uma postura adaptativa em relação à ocorrência de inconsistências, evitando a trivialização da lógica subjacente, sem renunciar por completo à força inferencial da lógica clássica.
Palavras-chave: conflitos normativos, paraconsistência, princípio do mal menor, Guilherme de Auxerre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.