A falsa opção entre renaturalização e hipertecnificação
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2013.141.06Resumo
Neste texto discute-se a contraposição contemporânea entre duas tendências na autocompreensão humana fundadas na valorização da técnica e da natureza. O objetivo é mostrar que essas alternativas têm de ser vistas como ilusões da nossa razão motivadas pelo regime de fascinação que perfaz a nossa forma de vida atual. Esse regime erige como desejável e valoroso aquilo mesmo que o sustenta, a natureza e a tecnologia. A ilusão está na dupla suposição, primeiro, da separabilidade entre técnica e natureza na constituição da vida humana; segundo, da eliminabilidade da precariedade da existência humana.
Palavras-chave: natureza, humano, técnica, valor, espírito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.