Considerações acerca de uma dignidade não limitada ao ser humano: serão também dignos os animais?
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2011.122.06Resumo
O conceito de dignidade, da forma como o vemos hoje, pode ser atribuído a Kant, no sentido de que seu titular nunca deve ser considerado um mero meio, mas sempre como um fim em si mesmo, condição que originalmente seria exclusiva do ser humano. A noção de dignidade, porém, parece apresentar certos moldes que possibilitariam sua extensão (ao menos em certa medida) a outras formas de vida, especialmente no que tange aos animais não humanos. A aceitação da existência de dignidade para além dos seres humanos, no entanto, não concerne apenas à simples anuência de que o conceito deva ser ampliado, mas implica uma mudança profunda no paradigma antropocêntrico no qual a sociedade moderna está arraigada, sendo necessário posicionar os animais sob uma nova forma de consideração, fundada nos preceitos de um tratamento respeitoso à sua integridade e na admissão desses não humanos como “outros” (e não objetos) a serem apreciados em sua dignidade e naquilo que ela implica.
Palavras-chave: dignidade, animais não humanos, status moral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.