Ressonâncias de um projeto filosófico: Foucault lê Kant
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2011.122.05Resumo
Em 27 de maio de 1978, Foucault pronuncia uma conferência diante da Sociedade Francesa de Filosofia, em Paris, intitulada “Qu’est-ce que la Critique? [Critique et Aufklärung]”, que gira em torno, sobretudo, do artigo de Kant “Resposta à pergunta: que é a Aufklärung?”, de 1784. O que pretendo investigar é como a leitura que Foucault promove em torno da Aufklärung faz surgir uma nova dimensão na sua leitura de Kant e da modernidade, uma dimensão ética que, ao mesmo tempo, o aproximaria de certos conceitos articulados pela crítica kantiana, permitindo uma inscrição de seu trabalho na modernidade, e levaria a uma abordagem retrospectiva mais ampla de suas próprias pesquisas. A reflexão sobre o Esclarecimento, tal como definido por Kant, e sobre o ethos crítico da modernidade levaria Foucault, assim, ao encontro de suas próprias pesquisas, fazendo surgir uma perspectiva onde já seria possível delimitar os contornos do que poderia ser o seu projeto filosófico, ainda que compreendido como uma tarefa aberta e intermitentemente reformulada.
Palavras-chave: Foucault, Kant, Aufklärung.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.