O caso do pastor Adler e o Anticristo: a filosofia da religião entre Kierkegaard e Nietzsche
Resumo
O propósito deste artigo é estudar a relação entre Kierkegaard e Nietzsche, desenvolvendo uma comparação entre O livro sobre Adler de Kierkegaard e o Anticristo de Nietzsche, o que será feito com o intuito de iluminar tanto as semelhanças quanto as dessemelhanças entre os dois filósofos em relação tanto ao cristianismo quanto ao que Kierkegaard chamava de cristandade. Nesse sentido, de interesse particular é a caracterização da modernidade como um período de decadência espiritual, tema este desenvolvido através de diferentes obras de Kierkegaard e Nietzsche, não obstante o fato de ambos proporem soluções ou alternativas diferentes para o combate deste estado. Desse modo, uma análise destas duas visões em relação ao destino ou futuro do cristianismo se revela muito importante para a filosofia da religião e a ética.
Palavras-chave: Adler, Anticristo, cristianismo, cristandade, modernidade, decadência.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.