O determinismo como causa do livre-arbítrio
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2025.261.11Palavras-chave:
livre-arbítrio, volição, determinismo, indeterminismo, compatibilismo.Resumo
Este artigo pretende demonstrar que a única forma de existência do livre-arbítrio é em um universo determinístico, governado por leis físicas e biológicas que causam eventos, incluindo o próprio livre-arbítrio. Primeiramente, analisaremos o determinismo, o indeterminismo e o compatibilismo, destacando as principais ideias dessas três correntes filosóficas por meio de alguns de seus principais autores. Em seguida, demonstraremos que o determinismo é a única filosofia ontológica capaz de permitir a existência de eventos como desejo, vontade e volição – ou seja, do próprio livre-arbítrio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ricardo Serrado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.