Violência:
microviolência e esquizoanálise
DOI:
https://doi.org/10.4013/fsu.2025.261.02Palavras-chave:
filosofia da violência, violência epistêmica, microviolência, injustiça epistêmica, esquizoanálise.Resumo
Este ensaio oferece ao leitor uma discussão sobre a violência, sobre alguns de seus impactos epistemológicos e sobre algumas de suas relações com outros conceitos consolidados. Para tal, o ensaio se divide em quatro partes principais: a primeira apresentará as teses centrais de uma análise das atribuições de violência e da natureza do conceito de violência. A segunda parte será dedicada a uma apresentação do um conceito de “violência epistêmica”. A terceira parte introduzirá o conceito de “microagressão”, que se constituirá em uma ferramenta importante para a conexão da Filosofia da Violência com discussões já bem estabelecidas, como a sobre a ignorância produzida e a sobre as injustiças epistêmicas. A quarta parte, por fim, oferecerá um quadro geral de explicação para o caráter não-reflexivo de muitas ações violentas (e epistemicamente violentas) a partir dos subsídios teóricos da teoria esquizoanalítica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alexandre Meyer Luz, Bernardo Peressoni Luz, André Luiz Strappazon

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a revista Filosofia Unisinos – Unisinos Journal of Philosophy o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.