Placas laminadas de compósito poliéster, tecido de juta e resíduos de madeira
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2018.122.04Resumo
Neste trabalho foram desenvolvidos e caracterizados materiais compósitos de matriz poliéster insaturada, na presença de resíduo de madeira (maracatiara, marupá e angelim pedra) e fibra natural (juta) na forma de tecido plano. Os processos de fabricação utilizados neste trabalho foram os de laminação manual e compressão a frio. Foram fabricados corpos de provas de materiais compósitos com poliéster/resíduos de madeira e as combinações de compósitos híbridos poliéster/tecido de juta/resíduos de madeira. Avaliou-se o comportamento mecânico dos compósitos em tração de acordo com os procedimentos da ASTM e micrografias em MEV da superfície de fratura. A metodologia de fabricação utilizada mostrou-se satisfatória principalmente em função das propriedades da matriz e para a carga na forma de lascas (maravalha).
Palavras-chave: Materiais Compósitos; Matriz Poliéster; Tecido de Juta; Resíduos de Madeiras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.