Revisão: Jatos Sintéticos e sua Aplicação para Resfriamento
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2018.121.05Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão do estado da arte da aplicação de jatos sintéticos para resfriamento. A aplicação de jatos sintéticos representa uma técnica alternativa aos sistemas de resfriamento líquido, que busca aumentar a troca térmica mantendo-se o ar como fluido de trabalho. Para isso, é necessário primeiro discursar sobre as variações de dispositivos de geração, as principais características fluidodinâmicas dos jatos sintéticos e seus parâmetros adimensionais de avaliação de desempenho. Jatos sintéticos são formados em dispositivos geradores a partir de uma cavidade equipada com um pequeno orifício. A oscilação de uma membrana ou parede da cavidade induz uma movimentação periódica de fluido e produz um jato sintético na região externa ao orifício de saída. O jato sintético possui características de velocidade média semelhantes a um jato contínuo, mas com um nível de turbulência maior devido a sua natureza oscilatória. O resfriamento pode ser realizado em configurações de jato de impactação ou tangencial. Independente da configuração, a interação da turbulência do jato com uma superfície resulta em um aumento da troca térmica tanto em relação à convecção natural como convecção forçada de escoamentos de regime permanente.
Palavras-chave: jato sintético, resfriamento, convecção forçada
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.