Avaliação da eficiência do tratamento combinado de lixiviado de aterro sanitário e esgoto doméstico utilizando ozônio
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2018.121.04Resumo
Este trabalho teve como objetivo a avaliação da eficiência do tratamento combinado de lixiviado bruto do aterro sanitário de São Leopoldo com esgoto doméstico da estação de tratamento de efluentes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), por meio de Processos Oxidativos Avançados (POA) com adição de ozônio (O3). Foram realizados dois ensaios, onde foram tratados em cada um, por bateladas, cem litros de efluentes, testando duas proporções de lixiviado no esgoto, de 2% e 5%, usuais em ETE que operam tratamentos combinados. Cada ensaio foi repetido três vezes, tendo uma duração de cinquenta e quatro horas cada, sendo monitorados os seguintes parâmetros: Demanda Química de Oxigênio, Demanda Bioquímica de Oxigênio, Cores Aparente e Verdadeira, Turbidez, Nitrogênio Total, Carbonos Total, Orgânico e Inorgânico e pH. O primeiro ensaio com mistura de 2% de lixiviado ao esgoto doméstico, mostrou-se um tratamento viável, com remoções médias de DBO e DQO de 90% e 91%. Também foram obtidas remoções de cor aparente (92%) e cor verdadeira (98%). Conforme aumentou a concentração de lixiviado no esgoto sanitário (5%), afetaram-se bastante alguns parâmetros de avaliação, principalmente o nitrogênio total, turbidez e DQO. Os resultados obtidos neste estudo, sugerem que a concentração de 2% de lixiviado é a mais indicada para tratamentos combinados de lixiviados e esgotos domésticos.
Palavras-chave: Lixiviado, Processos oxidativos avançados, ozônio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.