Produção de hidrogênio a partir de glicerina em eletrodos de Ni-Zn
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2014.102.04Resumo
O interesse associado ao uso do hidrogênio não está apenas relacionado com o fato de ser um combustível alternativo, e dependendo do processo renovável, mas também está relacionado com o emprego do mesmo como uma importante matéria-prima em processos industriais, como, por exemplo, refino do petróleo e produção de amônia. A eletrólise da água apresenta-se como uma excelente alternativa para a produção de hidrogênio, pois é um método tecnicamente testado, de fácil transferência tecnológica e boa eficiência. Este trabalho propõe o desenvolvimento de eletrodos de Ni-Zn lixiviados eficientes, estáveis e baratos para produção de hidrogênio a partir do processo de eletrólise em meio aquoso, prevendo o desenvolvimento do sistema para uso de resíduos oriundos do processo de produção do biodiesel (glicerina). Avaliou-se a composição química, a morfologia e o comportamento eletroquímico dos eletrodos. Os resultados obtidos mostraram que os eletrodos desenvolvidos apresentaram um comportamento mais eficiente para a HER quando comparados ao eletrodo de Ni. A alta atividade eletrocatalítica foi atribuída principalmente à alta área superficial dos eletrodos desenvolvidos que aumentaram o número de sítios ativos para o Hads.
Palavras chave: glicerina, hidrogênio, eletrodos, Ni-Zn.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.