Obtenção por electrospinning e caracterização de fibras de pentóxido de nióbio (Nb2O5)
DOI:
https://doi.org/10.4013/ete.2013.92.05Resumo
Electrospinning é um método que utiliza fontes de alta tensão e baixa corrente para produzir fibras de diâmetro reduzido, quando um jato de um material fluido é acelerado e estirado na presença de um campo elétrico externo. No presente trabalho, foram produzidas fibras do compósito Nb/PVP (polivinilpirrolidona) pelo método de electrospinning. Essas fibras foram calcinadas à temperatura de 600 e 700°C para obtenção de fibras cerâmicas de pentóxido de nióbio. Por fim, as fibras foram caracterizadas através de análise térmica, difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de reflectância difusa. Os resultados indicaram que foram formadas fibras da fase hexagonal (TT- Nb2O5), e que o aumento da tensão aplicada provocou uma redução no diâmetro das fibras, sendo 0,09 ?m o menor diâmetro médio obtido para as fibras produzidas aplicando uma tensão de 16 kV e sinterização a 700 °C. O tamanho de cristalito médio aumentou de 17,05 para 35,58 nm com o aumento da temperatura de tratamento térmico, resultando em queda da área superficial de 43,6 para 31,3 m2/g. Os valores de band gap medidos variaram de 3,52 a 3,57 eV, indicando que as nanofibras são semicondutores de gap largo.
Palavras-chave: electrospinning, pentóxido de nióbio, nanofibras.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.