Caracterização e estudo termodinâmico de inclusões do aço SAE 8620 produzido via Aciaria Elétrica
Resumo
O conceito de qualidade está fortemente relacionado à limpeza micro-inclusionária dos aços. Através de práticas corretas de refino procura-se: 1) adequar a quantidade de inclusões nãometálicas a valores aceitáveis e; 2) que as inclusões remanescentes não sejam muito prejudiciais às propriedades mecânicas dos aços. Para alcançar esses objetivos, neste trabalho será abordada a análise de inclusões não-metálicas ao longo do processo de fabricação do aço SAE 8620 via aciaria elétrica. A caracterização de inclusões consistiu na coleta de amostras de aço ao longo do processo de sua produção. Esse aço é utilizado na fabricação de componentes para a indústria automotiva. Foram analisados 1) área ocupada e tamanho das inclusões e 2) composição química. Os resultados obtidos foram plotados em diagramas de fase ternários e pseudo-ternários. Adicionalmente, foram realizadas correlações entre composição das inclusões e o processo de fabricação na aciaria. As inclusões apresentam-se como óxidos de Si/Mn no início do processamento no forno-panela e como cálcio-aluminatos no início do lingotamento contínuo. O tamanho médio das inclusões está na faixa de 4 a 10ìm, observandose ainda uma queda gradativa na área ocupada pelas inclusões ao longo do processo, que é um dos objetivos da prática de refino. Também foi realizado um estudo termodinâmico onde o resultado da análise de inclusões foi comparado com simulações via FactSage. Verificou-se que os resultados são compatíveis. O resultado deste trabalho mostra que a aplicação de diferentes técnicas torna possível o estudo e desenvolvimento de aços de alta qualidade.
Palavras-chave: aço SAE 8620, caracterização, inclusões, FactSage.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.