Simulação numérica e DOE aplicados na melhoria do processo de fundição sob pressão de ligas de alumínio
Resumo
Foram investigadas as influências dos parâmetros de injeção velocidade na primeira fase, velocidade na segunda fase e pressão de recalque sobre a qualidade de peças injetadas usando a liga SAE 305. Inicialmente foram realizadas simulações usando um aplicativo numérico (MAGMAsoftÒ) para auxiliar na caracterização e identificação das causas da ocorrência de porosidade na região da peça analisada. A seguir foi utilizada uma metodologia DOE (Design of Experiments) com o objetivo de verificar a influência destes parâmetros de injeção sobre a qualidade final do produto. A partir dos resultados experimentais foram realizadas simulações numéricas do processo usando as combinações de parâmetros de injeção que apresentaram os melhores e os piores resultados quanto à presença de porosidades e solda fria nas corridas experimentais. Os resultados experimentais e as informações obtidas nas análises das simulações realizadas apresentaram uma boa convergência quanto à tendência de ocorrência de porosidade e de solda fria em função das variações nos parâmetros de injeção investigados.
Palavras-chave: fundição sob pressão, simulação, ligas de alumínio, defeitos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.