Avaliação do empenamento de peças plásticas injetadas em um molde com diferença de temperatura entre as placas
Resumo
O objetivo deste trabalho é determinar o empenamento em peças injetadas em material termoplástico de estrutura amorfa a partir da imposição de uma diferença de temperatura entre as placas do molde e comparar os resultados experimentais com os resultados obtidos por um aplicativo de simulação de fluxo. Realizou-se a simulação numérica com aplicativo comercial (MOLDFLOW) para obter o empenamento de um corpo-de-prova a partir da variação da temperatura entre as placas do molde de injeção. Os corpos de prova foram obtidos pelo processo de moldagem por injeção manipulando a diferença de temperatura entre as placas do molde de injeção por meio de um sistema de refrigeração. Determinou-se que a diferença de temperatura entre as placas é um fator relevante sendo que quanto maior a diferença de temperatura, maior o empenamento. Observou-se, que a curvatura do corpo de prova empena no sentido da placa mais quente e de que existe uma diferença sistemática entre os resultados experimentais e os dados obtidos por simulação, também de acordo com a literatura.
Palavras Chave: moldagem por injeção, empenamento, tensão residual.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.