Aplicação do gerenciamento ambiental em um cultivo de camarões com a abordagem nas ferramentas de produção mais limpa
Resumo
O objetivo do trabalho é apresentar as oportunidades de implementação da produção mais limpa (P+L) em uma fazenda de cultivo de camarões. A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória, realizada pela investigação via estudo de caso, implementada em uma unidade produtiva localizada no nordeste do Brasil. O trabalho aborda desde aspectos genéricos da técnica no que diz respeito ao gerenciamento do uso da água, energia, e da caracterização do efluente desta atividade produtiva. Discute aspectos quantitativos, considerações ambientais, e oportunidades de P+L nas fases do processo produtivo. Os resultados apontam para economias de insumos sob a forma de alimentos, corretivos de solo, medicamentos, e energia aplicados ao processo, que variam de 4 a 27%, ressaltando-se que o pequeno ganho financeiro, deve ser encarado como uma fonte de considerável benefício ambiental. Os autores concluem pela da adoção da técnica neste segmento do agronegócio, ressaltando a importância do gerenciamento da dosagem de insumos na qualidade do efluente final, além da adoção de um mecanismo de remediação físico-química para o residual de metabissulfito de sódio utilizado na despesca.
Palavras-chave: produção mais limpa, carcinicultura, impactos ambientais, metabissulfito de sódio, remediação físico-química.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.