Heterogeneidade de temperaturas em fornos de nitretação a plasma
Resumo
Nitretação a plasma é um processo que tem sido mais fortemente estudado nos últimos 30 anos e suas vantagens técnicas, econômicas e ambientais sobre os processos convencionalmente utilizados já estão bem estabelecidas no meio científico. No entanto, problemas como falta de homogeneidade de temperatura e efeitos de borda nas peças assim como a instabilidade do plasma são fatores que impedem uma ainda maior aceitação desta tecnologia no mercado de tratamentos termoquímicos. O presente artigo faz parte de um trabalho que tem como objetivo avaliar as diferenças de temperaturas entre peças alocadas em posições distintas dentro de uma câmara de nitretação a plasma, e caracterizar as variações microestruturais resultantes. Observou-se que a diferença de temperaturas entre algumas peças ultrapassou a 20ºC conduzindo a sensíveis discrepâncias no tamanho da camada branca e nas durezas da zona de difusão.
Palavras-chave: nitretação, plasma, temperatura.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.