Influência do bismuto nas propriedades mecânicas do aço rápido AISI M2 sinterizado
DOI:
https://doi.org/10.4013/4990Resumo
A adição de bismuto em uma liga de aço AISI M2 produzida por metalurgia do pó foi avaliada, buscando melhorar a usinabilidade e as propriedades mecânicas deste material. Para este estudo, foram analisadas as amostras de aço rápido AISI M2 com os seguintes teores de bismuto: 0.1%, 0.3%, 0.5% e 1%. O processo de conformação do pó realizou-se através da compactação uniaxial a 600 MPa e sinterização sob atmosfera protetora de 95%N2 + 5%H2. A temperatura de sinterização utilizada foi de 1.130°C. As amostras apresentaram um aumento proporcional da porosidade com o acréscimo percentual de bismuto. No ensaio de desgaste e de compressão a amostra de 0,3% de bismuto apresentou menor resistência mecânica. No ensaio de usinabilidade as amostras de M2 e a M2 com 1% de bismuto sinterizado obtiveram cavacos cisalhados (forma de agulha) e cavaco lamelados (na forma arcos), respectivamente.
Palavras-chave: aço rápido, bismuto, metalurgia do pó, usinagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.