Aplicação das técnicas de planejamento e análise de experimentos no desenvolvimento de novos produtos em uma empresa de saneantes
DOI:
https://doi.org/10.4013/4989Resumo
Na indústria química o desenvolvimento de novos produtos é um fator competitivo muito importante na estratégia da empresa. O desenvolvimento ocorre principalmente a partir de dados teóricos e testes em bancadas. Porém, estatisticamente, estes testes não apresentam a robustez desejada para um projeto e, muitas vezes, necessitam de um tempo maior para o desenvolvimento do produto. Este artigo estuda a utilização de Planejamento de Experimentos em uma empresa de saneantes, para o desenvolvimento de um produto desinfetante para uso hospitalar a base de ácido peracético. A utilização do método de planejamento de experimento apresenta uma faixa de possibilidades de respostas, que variam de acordo com a análise que se deseja realizar, ao contrario do método tradicional utilizado pela empresa analisada, onde apenas uma resposta sem tratamento estatístico era gerada. O método de Planejamento de Experimentos, inicialmente, eleva os custos de análises e mão-de-obra, no entanto o mesmo economiza no tempo de resposta e na qualidade das respostas, possibilitando uma redução do custo na formulação do novo produto.
Palavras-chave: experimentos fatoriais, análise de superfície de resposta, desenvolvimento de produtos, indústria de saneantes.Downloads
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