Processo produtivo de agregados sinterizados de argila calcinada para a região Amazônica
DOI:
https://doi.org/10.4013/4987Resumo
A confecção artesanal dos agregados sinterizados de argila calcinada (ASAC) e um processo lento que resulta em pequenas quantidades de material com granulométrica descontinua, o que dificulta o enquadramento das misturas asfálticas nas faixas granulométricas utilizadas. Neste trabalho, apresenta-se o processo produtivo de ASAC nas instalações de uma cerâmica. A matéria-prima e um solo argiloso típico de Urucu (AM). Validaram-se o material natural e os agregados sinterizados confeccionados por intermédio de testes recomendados pelo DNIT e ABNT. Os resultados são satisfatórios e revelam que o mencionado material e apto para participar da composição de misturas asfálticas e solucionar a escassez de material granular na região, além de minimizar a extração dos recursos naturais usualmente empregados na pavimentação regional.
Palavras-chave: agregados sinterizados de argila calcinada, produção industrial, cerâmica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.