Propriedades mecânicas do concreto com adição de borracha de pneus para pavimentos rodoviários
DOI:
https://doi.org/10.4013/4986Resumo
O Brasil é considerado um laboratório riquíssimo de solos e clima tipicamente tropicais de grande importância para a geotecnia e a infra-estrutura de transportes. A pavimentação consome uma enorme quantidade de materiais, em que pode ser feita a aplicação racional de resíduos e rejeitos, sejam in natura, processados ou modificados. Os resíduos produzidos pela indústria de pneus têm representado um problema nacional crescente, o que tem incentivado pesquisas para determinar novas formas de reaproveitamento do material. Este estudo trata da avaliação das propriedades mecânicas do concreto com adição de fibras de borracha provenientes da trituração de pneus para emprego em pavimentação. Foram produzidos diferentes traços de concreto nos quais parte de agregado miúdo foi substituída por borracha de pneus nas porcentagens de 10%, 20%, 30% e 40% em massa. Os resultados experimentais mostram que, devido à perda de resistência e dificuldades operacionais, não é recomendável a incorporação de borracha de pneus em concreto para pavimentação.
Palavras-chave: reaproveitamento, resíduos, borracha de pneus, pavimentação, concreto, propriedades mecânicas.Downloads
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