Determinação da linha de base e adicionalidade de um projeto de MDL a partir da emissão de poluentes utilizando diferentes combustíveis

Autores

  • Lucas Bischof Pian
  • Waldir Nagel Schirmer
  • Rafaelo Balbinot
  • Marins Danczuk

DOI:

https://doi.org/10.4013/4979

Resumo

Em muitos centros urbanos, ônibus e microônibus estão entre os principais meios de transporte da população, tornando o transporte público uma fonte potencial da emissão de poluentes e de gases do efeito estufa. Sabendo-se que é possível estimar e comparar a quantidade de poluentes emitidos por esses veículos utilizando combustíveis alternativos, este trabalho objetiva estimar o combustível menos poluidor, tomando-se como parâmetro os principais gases provenientes de sua combustão, considerando diesel, biodiesel (100%) e gás natural, bem como determinar o potencial de Cascavel (cidade avaliada) em gerar um projeto de MDL. No cálculo das emissões foram utilizados os métodos bottom-up e balanço de massa, de modo a se comparar as emissões gasosas encontradas nas duas metodologias. Dentre os combustíveis avaliados, o que apresentou maiores emissões foi o diesel, em termos de material particulado, dióxido de carbono e hidrocarbonetos. No que se refere ao projeto de MDL, foi encontrado um potencial de redução de 8.000 t/CO2.ano ao se substituir o diesel pelo biodiesel. Este estudo representa apenas uma estimativa da emissão de poluentes, todavia já demonstra a necessidade de se buscar alternativas à utilização do diesel.

Palavras-chave: biodiesel, diesel, gás natural, mecanismos de desenvolvimento limpo, transporte coletivo.

Downloads

Publicado

2021-06-03

Edição

Seção

Artigos