Monitoramento físico-químico das águas do arroio Pampa em Novo Hamburgo (RS)
DOI:
https://doi.org/10.4013/4978Resumo
Cursos de água que passam por áreas densamente urbanizadas carregam em suas águas esgoto doméstico e efluentes industriais. A legislação ambiental brasileira determine o monitoramento, e a classificação destes corpos hídricos, com posterior publicação dos resultados obtidos. Mas na maioria dos casos isto efetivamente não ocorre. O arroio Pampa com a maior parte do seu território no município de Novo Hamburgo (RS, Brasil), passa por bairros muito habitados e tem todo o esgoto doméstico destes bairros escoado por suas águas. Também é um corpo receptor de efluentes industriais. Apesar de ter sua foz a aproximadamente 1,5 km do ponto de captação de água para o consumo de mais de 250.000 pessoas, é exemplo típico desta situação. Este trabalho monitorou por período de um ano as águas do arroio Pampa, e as águas do rio dos Sinos a montante da foz do arroio, com coletas espaçadas por aproximadamente 45 dias, buscando a classificação segundo a Resolução CONAMA 357 e determinar a influência das águas do arroio Pampa no ponto do Rio dos Sinos onde se localiza a captação de água para consumo do município de Novo Hamburgo. As determinações dos parâmetros nos pontos de amostragem do arroio Pampa e do ponto localizado no rio dos Sinos a montante da foz do arroio, foram realizadas pela Central Analítica do Centro Universitário FEEVALE. A influência das águas do arroio Pampa no Rio dos Sinos no ponto de captação da Companhia Municipal de Saneamento (COMUSA), foi realizada usando dados desta companhia e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler – RS (FEPAM), entidades que monitoram este ponto de retirada de água. As águas do arroio Pampa apresentaram para alguns parâmetros características semelhantes a de esgoto doméstico, ocorrendo em algumas amostras coletadas altos teores de cromo e níquel. O impacto relevante causado pelas águas do arroio Pampa no Rio dos Sinos é relativo a esgoto doméstico. porém a constatação de níveis significativos de cromo e níquel determinam cuidados preventivos quanto a influência dos efluentes industrias nas águas do arroio. A solução para as atuais péssimas condições químicas e microbiológicas das águas do arroio Pampa passa necessariamente pela construção e operação de sistemas de tratamento de esgoto doméstico, além de um efetivo monitoramento dos efluentes industriais.
Palavras chaves: qualidade da água, monitoramento, Arroio Pampa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.