Aplicações do nariz eletrônico nas indústrias e na gestão de odores
DOI:
https://doi.org/10.4013/4975Resumo
O Nariz Eletrônico é especialmente útil onde uma resposta de qualidade sobre a emissão ou impacto odorantes tem que ser mantida sobre períodos de tempos longos, ou onde a exposição repetida a uma amostra põe em risco a saúde dos painelistas de um júri olfatométrico. Este artigo se propõe a apresentar uma revisão bibliográfica dos usos dos Narizes Eletrônicos. Neste sentido, este artigo objetiva demonstrar as principais aplicações dos narizes eletrônicos, o que será feito em 4 estudos de casos: casos 1 e 2 – aplicações ao meio ambiente; caso 3 – aplicação à segurança; caso 4: aplicação à medicina. Este artigo procura também dar ênfase às aplicações voltadas ao monitoramento ambiental de odores, ou gestão de odores. Os dados apresentados reforçam as aplicações e o desenvolvimento dos Narizes Eletrônicos nas mais diversas atividades humanas, particularmente no domínio da proteção do meio ambiente e da qualidade de vida.
Palavras-chave: nariz eletrônico, odores, impacto odorante, meio ambiente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.