Influência da adição de cinza de casca de arroz na aderência de argamassas de revestimento
DOI:
https://doi.org/10.4013/4972Resumo
Este trabalho objetivou verificar a influencia da substituição do cimento por cinzas de casca de arroz (CCA) na aderência de argamassas de revestimento em substratos compostos por blocos cerâmicos estruturais. Foram preparadas argamassas com 0%, 5% e 10% de CCA em substituição ao cimento em volume. A CCA foi caracterizada através de parâmetros físicos (perda ao fogo, granulometria), químicos (difração de raio-X e fluorescência de raio-X) e microestruturais (microscopia eletrônica de varredura). As argamassas foram submetidas aos ensaios de resistência de aderência à tração, obtendo-se os maiores valores para a argamassa com 5% de adição. Amostras foram retiradas do conjunto substrato-revestimento com auxilio de serra copo, nas quais analisou-se a resistência ao arrancamento e a extensão de aderência. Os resultados demonstraram que a argamassa com 5 % de cinza de casca de arroz apresenta uma menor quantidade de vazios na interface, justificando, desta forma, os resultados encontrados nos ensaios de resistência.
Palavras-chave: reciclagem, argamassas de revestimento, aderência, cinza de casca de arroz.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.