Avaliação da eficiência da técnica de eletro-floculação no tratamento de efluentes de indústrias de subprodutos avícolas
DOI:
https://doi.org/10.4013/4614Resumo
Neste trabalho foi avaliado a eficiência do processo da Eletro-floculação utilizando eletrodos de alumínio para o tratamento de efluente de uma industria avícola. Para estimar a eficiência do processo foram avaliados os seguintes parâmetros: DQO, descoloração, turbidez, condutividade e pH final. A fim de obter o desempenho ótimo do reator na remoção máxima de poluentes foi aplicado um planejamento experimental completo 33 avaliando os efeitos da densidade de corrente (A m-2), tempo de eletrólise (min) e pH inicial do efluente em relação a eficiência de remoção da DQO. Em condições experimentais de pH inicial 4, tempo de eletrólise de 20 minutos e densidade de corrente de 43,9 A m-2 obteve-se redução de 98,4%, 99,4% e 97,6% da DQO, cor e turbidez, respectivamente.
Palavras-chave: eletro-floculação, tratamento de efluente, planejamento experimental completo, subprodutos avícolas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.