Estudo do crescimento de A. casiellus em farelo de soja convencional para produção de enzimas
DOI:
https://doi.org/10.4013/4613Resumo
O farelo de soja e um dos principais resíduos da agroindústria brasileira, tendo em vista a grande produção nacional do grão. Este subproduto apresenta características que tornam interessante sua utilização como substrato nos processos de fermentação em estado sólido (FES). Apesar de não ser tão utilizado industrialmente quanto à fermentação submersa (FSm), pode ser uma alternativa viável, pois apresentada resultados superiores de produtividade, principalmente no cultivo de fungos filamentosos e na produção de enzimas. Assim, o presente trabalhou teve como objetivo a produção das enzimas protease, amilase e invertase por FES, utilizando farelo de soja convencional e o fungo A. casiellus. Foram avaliadas a variação do pH e fontes de nutrientes, otimização dos parâmetros da FES por meio de planejamentos experimentais e construção de curvas de crescimento do fungo. Na otimização do processo de produção para a invertase, os melhores valores de atividade enzimática especifica (AEesp) foram obtidos em pH neutro (6,7) e 3% de fonte adicional de nitrogênio ao meio fermentativo, com umidade inicial do meio de 50% e temperatura de 28oC. O melhor resultado de atividade para a protease foi obtido na avaliação das fontes de nutrientes do meio, com a utilização de 2% de fonte de carbono e nitrogênio e 2% de fontes minerais. Já a amilase não apresentou resultados significativos para as variáveis empregadas.
Palavras-chave: FES, farelo de soja, A. casiellus.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.