Utilização de compostos derivados da biomassa para solução de problemas industriais do setor de biocombustíveis
DOI:
https://doi.org/10.4013/4519Resumo
Em face aos problemas de escassez energética, o biodiesel, um combustível renovável, surge como alternativa viável frente aos combustíveis derivados do petróleo. Contudo, por se tratar de um produto oriundo de fontes orgânicas (óleos vegetais e gorduras animais), apresenta significativa susceptibilidade a degradação oxidativa sendo necessário para o aumento da vida útil deste biocombustível nas etapas de processamento, utilização e estocagem, a dosagem de componentes químicos que retardem e/ou minimizem tal deterioração. Neste sentido, o referido trabalho apresenta a avaliação da potencialidade antioxidante de constituintes do Liquido da Casca da Castanha de caju - LCC, quando adicionados ao biodiesel de canola. As formulações (biodiesel/antioxidante) foram submetidas ao “Schaal Oven Storage Stability Test” – método de oxidação acelerada e posteriormente, analisadas por espectroscopia de absorção molecular na região UV (240 a 300 nm) e determinação do índice de acidez. Os antioxidantes avaliados apresentaram resultados satisfatórios quanto a eficiência no retardo da evolução do processo de oxidação, de acordo com a seguinte ordem: cardol hidrogenado > cardanol hidrogenado > LCC técnico.
Palavras-chave: biodiesel, oxidação, LCC.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.