Utilização de lodo de ETA e ETE como material alternativo de cobertura de aterro sanitário
DOI:
https://doi.org/10.4013/4515Resumo
Este trabalho aborda uma alternativa de valorização de lodo proveniente de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e Estação de Tratamento de Água (ETA) por meio de seu emprego em camadas de cobertura de aterro sanitário. A prática de uso de lodo já e utilizada em alguns países e apresenta diversas vantagens: redução de custos na aquisição de material para cobertura em aterros; melhoria na qualidade do lixiviador; aporte de nutrientes para camada vegetativa, dentre outras. No presente estudo os lodos utilizados foram inicialmente caracterizados, para se conhecer suas propriedades físico-químicas e bacteriológicas. Posteriormente o lodo de ETA e ETE misturados numa proporção de 1:1 foram estabilizados com 15% de cal virgem (CaO). Numa segunda etapa foi misturado com solo argiloso também na proporção 1:1 e as características geotécnicas desta mistura foram comparadas com as do solo natural e com os valores recomendados na literatura. Os resultados indicam que o material possui potencial de utilização em coberturas de aterro.
Palavras-chave: resíduos sólidos, lodo de esgoto, aterro sanitário, cobertura de aterro, avaliação geotécnica.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.