Potencial de captação de água de chuva para abastecimento: o caso da cidade de Belém (PA, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.4013/3373Resumo
Apesar da riqueza em recursos hídricos da região Amazônica, a cidade de Belém é grande defi citária em abastecimento público de água. O aproveitamento da água da chuva tem potencial e pode ser uma alternativa na região. Assim, este trabalho tem por objetivo definir o potencial de aproveitamento doméstico da água da chuva na cidade de Belém. O método empregado se baseia na identificação da pluviosidade na cidade, bem como da demanda e das áreas de captação, definidas estatisticamente. As médias mensais da pluviosidade variam de 111 a 450 mm. O consumo é estimado entre 222 a 260 litros/pessoa/dia. As áreas de telhados considerados variam de 35 a 550 m2. Os resultados demonstram que o atendimento com água da chuva poderia ocorrer no mínimo para 18% da população (cerca de 200 mil pessoas) e no máximo para cerca de 37% da população (cerca de 420 mil pessoas). A água da chuva tem potencial de sanar o déficit de abastecimento da cidade de Belém.
Palavras-chave: água de chuva, abastecimento, Belém, Amazônia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Estudos Tecnológicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Estudos Tecnológicos acima explicitadas.