https://www.revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/issue/feedEntrelinhas2022-07-22T19:32:52-03:00Entrelinhasentrelinhasunisinos@gmail.comOpen Journal SystemsRevista Entrelinhashttps://www.revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/23387Teatralidade em Memórias Póstumas de Brás Cubas2021-12-07T10:43:11-03:00Ana Paula Justenanapaulajusten2@gmail.comJuracy Assmann Saraivajuracy@feevale.br<p>O presente artigo, parte do projeto de pesquisa intitulado “Ficção de Machado de Assis: teatralidade humana e sua representação por meio de recursos da arte dramática”, busca identificar a presença de moldes dramáticos em <em>Memórias Póstumas de Brás Cubas</em>, romance de Machado de Assis, publicado em 1881. Sua análise justifica-se porque o tema da teatralidade das ações humanas faz-se presente na narrativa, que, além disso, traz recursos da arte teatral no mesmo discurso. Com base em pesquisa de natureza bibliográfica, a reflexão traça um panorama do contexto histórico do século XIX, período que compreende a vida do escritor e em que se dá a história do romance. O estudo faz uma síntese da dramaturgia brasileira, surgida no mesmo século, e apresenta uma biografia de Machado de Assis, por meio da qual se comprova a paixão do escritor pela arte dramática e seus esforços para alcançar a consolidação do teatro brasileiro. Além disso, analisa aspectos da arte dramática, comprovando sua presença em <em>Memórias Póstumas de Brás Cubas</em>. Fundamentais para a realização da pesquisa foram os estudos de Juracy Assmann Saraiva, João Roberto Faria e Renata Pallottini, que contribuíram para confirmar a hipótese de que Machado de Assis recorre a elementos da dramaturgia para produzir a biografia <em>post mortem</em> de Brás Cubas.</p>2022-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Entrelinhashttps://www.revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/21562Antropologia Folclórica2021-09-02T14:22:40-03:00Paula Rossi Benitespaularossibenites@gmail.com<p class="Default"><strong>Resumo: </strong>O objetivo deste artigo é prosseguir com análises realizadas e publicadas anteriormente sobre como a essência de ritos de civilizações antigas encontram-se presentes em narrativas de origem oral e releituras cinematográficas das mesmas. O estudo teve início em 2014 e foi exposto em formato de monografia. Posteriormente, foi realizada a publicação de um resumo dessa monografia em forma de artigo científico e o avanço dessa pesquisa foi publicado em 2018. Pretende-se, agora, dar segmento às considerações apontadas, pois constatou-se nos estudos já realizados que a cinematografia conservou tais elementos e que, por muitas vezes, houve um resgate de traços ritualísticos nessas releituras. Questionou-se, portanto, quais seriam os motivos que explicassem tal fenômeno. Valendo-se da mesma metodologia que guiou pesquisas anteriormente realizadas, o presente estudo visa abordar os traços de ritos de iniciação para a fase adulta e de mensagens subliminares presentes na produção cinematográfica <em>Frozen II, o Reino do Gelo</em>, cujo lançamento recente proporcionou o avanço da presente pesquisa. Embora pareça que há um esgotamento sobre o assunto, o segmento do longa-metragem demonstrou ser um recorte importante que fundamenta ainda mais as premissas já apontadas em nossos estudos, visto que apresenta uma gama significativa de elementos abordados por Propp (1997), norteador da pesquisa, e contribui de forma significativa para os estudos da Antropologia Folclórica, da Cinematografia e da Literatura.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Narrativas orais. Antropologia folclórica. Ritos de passagem. Releituras para o cinema.</p>2022-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Entrelinhashttps://www.revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/21755A mitologia e a psicanálise do jogo em “Lady Lazarus”2021-03-18T14:33:33-03:00Mariana Soletti da Silvasolettimariana@gmail.com<p>O presente trabalho busca referências míticas no que tange ao fogo na poesia de Sylvia Plath, sobretudo em seu poema "Lady Lazarus" (2007). Para tal, valemo-nos das considerações sobre o mito de Durand (1996, 2010) e Eliade (2016). Utilizaremos os escritos de Gaston Bachelard (1994), além de abordarmos questões psicoanalíticas do poema de Plath de acordo com Ana Cecília Carvalho (2003). Buscar-se-á inferir como o fogo trabalha no (e com) o sujeito poético a fim de dissecar todos os estratos poéticos possíveis. Enquanto resultado, entendemos que o sujeito poético se distorce, por meio da linguagem, para torná-lo ilegível ao patriarcado e seus processos. Assim, consegue sobreviver em um ambiente hostil.</p>2022-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Entrelinhashttps://www.revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/23469Mídia, literatura e adaptação2021-12-01T10:10:33-03:00Letícia Limallima4@ucs.br<p>Este artigo objetiva investigar, por meio de uma análise comparativa, a adaptação do poema épico <em>Gaú-chê-rama-ura</em>, do escritor caxiense Zulmiro Lino Lermen, para a publicação no <em>Jornal Pioneiro</em> entre os anos de 1967 e 1968. O texto original difere do publicado no periódico por inúmeras características, desde o número de estrofes até o conteúdo nelas presente, constituindo-se quase como dois textos completamente distintos. A fim de comparar essas duas versões do poema, o presente trabalho divide-se em quatro partes. Primeiramente, a título de considerações iniciais, apresentam-se, brevemente, detalhes sobre o autor e a obra ora em análise. Em seguida, realiza-se um levantamento acerca do surgimento do romance de folhetim e sua repercussão na literatura brasileira. Na sequência, reflete-se acerca da adaptação de textos literários para a circulação na mídia impressa, analisando esse movimento no texto ora em pauta. Por fim, a título de considerações finais, retomam-se as ideias principais trazidas ao longo do texto, de modo a compreender em que medida podem ser relacionadas ao poema investigado.</p>2022-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Entrelinhashttps://www.revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/23777O ato de ler e a pandemia: a leitura em um tempo de crise2022-05-12T19:02:26-03:00Izandra Alvesizandraalves@hotmail.comAndré Rafael Herzerdeherzer@gmail.com<p>A leitura sempre foi uma importante ferramenta para auxiliar os indivíduos em qualquer circunstância, desde a obter conhecimentos e informações como também a superar suas próprias crises. Por perceber o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus como sendo um período de crise, buscamos averiguar que lugar ocupa a leitura, nos dias de um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), <em>Campus</em> Feliz que aceitaram participar da pesquisa respondendo sobre seus hábitos de leitura durante a suspensão do calendário acadêmico da instituição em 2020. Os dados levantados a partir da pesquisa quali-quantitativa foram cruzados com teorias sobre a leitura e a experiência, principalmente dos autores Michèle Petit e Jorge Larrosa. Como resultado, percebeu-se que os participantes buscaram na leitura e na escrita a possibilidade de auxiliá-los na superação da crise.</p>2022-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Entrelinhashttps://www.revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/23305Ensino Remoto Emergencial2021-09-21T19:46:04-03:00Juliana Oliveira de Santana Novaisjuliana.novais@uneal.edu.brIsabel Flaviana Nascimento da SilvaIsabelflavianan@gmail.com<p>O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de uma escola de ensino fundamental anos finais da rede municipal de São José da Laje- AL com a oferta de aulas <em>on-line</em> durante o período de pandemia. Em tempos de distanciamento social, as aulas no formato não presencial se tornaram uma das poucas alternativas para o ensino e aprendizagem dentro das escolas públicas do Brasil. Com isso, surgiram novas necessidades e adequações no trabalho docente, já que as escolas passaram do ensino presencial para o ensino remoto emergencial de forma abrupta, trazendo mudanças em diversos aspectos, principalmente no que envolve o ensino/ aprendizagem e a prática docente. Dessa forma, a pergunta que buscamos responder é quais as metodologias e plataformas de ensino os professores de uma escola municipal de São José da Laje- AL têm utilizado nesse momento de ensino remoto emergencial? Para responder à pergunta, além do relato de experiência, fez-se necessário aplicar um questionário semiestruturado para 7 professores da escola pesquisada, bem como procurar por estudos que tratam do ensino remoto. O presente trabalho revelou que, apesar de todas as dificuldades do momento emergencial, os professores têm buscado se adaptar as novas necessidades</p>2022-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Entrelinhashttps://www.revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/23476Inclusão digital e o mundo do trabalho na educação de jovens e adultos2021-10-25T11:40:36-03:00Ana Paula da Silva Menezessanapaulamenezes37@gmail.com<p>O presente artigo traz uma reflexão acerca do trabalho interdisciplinar desenvolvido pelos<br />os componentes curriculares Cultura Digital e Língua Portuguesa e Literatura, que tinham por<br />objetivo com esse processo alcançar graus mais elevados de letramento digital e linguísticos ao<br />utilizá-los como facilitadores na educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Aplicação, da<br />Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Explora-se, por meio dessa análise, como a inclusão das<br />tecnologias de informação e comunicação (TIC) beneficiam a formação dos alunos e da escola como<br />facilitador do acesso ao meio digital de forma consciente. Além disso, investigar quais as principais<br />dificuldades encontradas com o público ao qual estamos direcionando as tarefas, tendo assim, mais<br />facilidade para desenvolver tarefas com eles e dessa forma visualizar a componente curricular Cultura<br />Digital como uma forma de emancipação do sujeito por intermédio da inclusão digital. Busca-se<br />sintetizar como o professor deve agir diante das novas ferramentas de ensino, qual deve ser o grau de<br />atuação do docente e a sua importância, mesmo frente a tantas tecnologias. Pretende-se, também,<br />demonstrar como as ferramentas tecnológicas são úteis, não somente no dia a dia, mas também em<br />disciplinas como português e literatura e, principalmente, no processo de letramento digital e<br />linguístico desses alunos. O uso das tecnologias de informação e comunicação se tornam, inclusive,<br />auxiliares no desenvolvimento dos educandos dentro e fora da escola, respeitando sua individualidade<br />e contextos trazidos de suas experiências.</p>2022-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Entrelinhashttps://www.revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/25527Apresentação2022-07-13T18:45:46-03:00Simone Weide Luizsimonewluiz@hotmail.comSabrina Cecília Moraes Bastossimonewluiz@hotmail.comMaria Helena Albésimonewluiz@hotmail.com2022-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Entrelinhashttps://www.revistas.unisinos.br/index.php/entrelinhas/article/view/24110Análise do discurso e práticas escolares2022-04-27T17:48:33-03:00José Wesley Vieira Matosjose.wesley98@alu.ufc.br2022-07-22T00:00:00-03:00Copyright (c) 2022 Entrelinhas