RITOS SIMBÓLICOS: UMA ANÁLISE DOS TRAÇOS DO PERÍODO PALEOLÍTICO PRESENTES NOS CONTOS MARAVILHOSOS E NAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS "FROZEN, UMA AVENTURA CONGELANTE" E "MOANA, UM MAR DE AVENTURAS"
DOI:
https://doi.org/10.4013/entr.2018.12.2.06Resumo
O objetivo deste artigo é prosseguir as premissas abordadas em uma pesquisa realizada em 2014 sobre a reinterpretação do conto Rapunzel e o filme Enrolados. Agora, a análise voltar-se-á para o estudo dos traços do período Paleolítico presentes em produções cinematográficas como Frozen, uma aventura congelante, de 2013 e Moana, um mar de aventuras, lançado em 2016, ambas produzidas pelos Estúdios Walt Disney. Analisaremos os elementos simbólicos e históricos presentes nessas versões, baseando-nos nas bibliografias de Propp (1983; 1997) aliados aos apontamentos de Gould (2007), entre outros autores que abordam o mesmo tema em seus estudos. A análise será pautada em produções cinematográficas que fazem grande sucesso na atualidade cuja base de inspiração são contos e/ou mitos, realizando, concomitantemente, uma verificação e exposição dos ritos pré-históricos de iniciação para a fase adulta que condicionaram o enredo de tais narrativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista Entrelinhas o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Entrelinhas acima explicitadas.