QUESTÕES DO ENADE COMO PONTO DE REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Carolina Cunha Reedijk Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.4013/entr.2018.12.2.02

Palavras-chave:

Avaliação, Enade, Formação de professores

Resumo

A presente pesquisa, que se direciona a professores de Licenciatura, se configura como uma pesquisa documental de cunho qualitativo-interpretativista, fundamenta-se teoricamente em Perrenoud (1991, 2002), Hadji (2001), Álvarez Méndez (2002) e Machado (2002) e se situa no campo da Linguística Aplicada, tem o objetivo de apresentar e analisar a concepção e a elaboração das provas do Enade com o intuito de lançar considerações tanto em torno dos elementos constitutivos e da abordagem dos conteúdos em questões do exame em tela quanto acerca do processo avaliativo nos cursos voltados para a formação de professores. Por meio da análise dos elementos constitutivos da concepção e da elaboração das questões, foi possível constatar que os traços que caracterizam as questões do Enade (contextualização, informatividade, interdisciplinaridade, avaliação de competências e habilidades) apontam para um formato de exame que vai além do tradicional, além do paradigma positivista e tecnicista e que possibilita avaliar a capacidade de tomada de decisão, de mobilização de recursos e de saber agir do formando, enquanto construção, coordenação e articulação de esquemas de ação ou de pensamento: o que indica que a dificuldade dos formandos na resolução das questões esteja diretamente relacionada a tais traços. A partir de uma análise dos traços que caracterizam as questões do Enade, os professores do ensino superior passam a ter a possibilidade de refletir sobre a maneira como elaboram suas provas e de, sobretudo, encontrar subsídios para poderem modificar a forma como avaliam.

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Publicado

2018-12-30